testes

Pfizer testa vacina pneumocócica junto com dose de reforço da Covid-19

18.396


style="width: 100%;" data-filename="retriever">Foto: Pedro Piegas (Diário) 

A Pfizer informou nesta segunda-feira que começou a testar pessoas totalmente vacinadas, com mais de 65 anos, em um estudo novo que usa a candidata a vacina pneumocócica conjugada 20-valente, da empresa, (20vPnC) com uma terceira dose da vacina contra a Covid-19 da Pfizer-BioNTech.

Idosos, pessoas com deficiência e com comorbidade podem se vacinar nesta terça

A meta do estudo é entender se a combinação das vacinas é segura e conhecer a reação imunológica, depois de acrescentar a vacina contra pneumonia ao imunizante contra Covid-19.

Santa Maria recebe carga com 840 doses da vacina da Pfizer

A 20vPnC está sendo desenvolvida para ajudar a proteger adultos contra 20 tipos de vírus, responsáveis pela maioria das doenças pneumocócicas invasivas e pela pneumonia.

O novo estudo incluirá 600 adultos que serão recrutados de dois estudos avançados de vacina contra a Covid-19 da farmacêutica, depois de terem recebido a segunda dose da vacina ao menos seis meses antes de entrarem no estudo de coadministração.

Idosos que não tomaram a 2ª dose devem procurar a Policlínica Erasmo Crossetti

Antes se recomendava que as vacinas contra a Covid-19 fossem administradas sozinhas, mas, com base em experiências com outros tipos de vacinas, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) disse que as vacinas contra Covid-19 e outras podem ser administradas simultaneamente ou no mesmo dia.

Em dezembro, a Agência de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA) aceitou para uma análise prioritária o pedido de licença da Pfizer para a 20vPnC em adultos de mais de 18 anos. Também estabeleceu uma data para decisão em junho. A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) aceitou o pedido de autorização de marketing da empresa para a 20vPnC dois meses depois.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Boletim da Fiocruz indica tendência de estabilização da pandemia na Região Central Anterior

Boletim da Fiocruz indica tendência de estabilização da pandemia na Região Central

Próximo

Idosos, pessoas com deficiência e com comorbidade podem se vacinar nesta terça

Saúde